Um total de 84 participantes completou os 30 dias do estudo. Ninguém perdeu o acompanhamento. Não foram encontradas diferenças significativas entre os quatro grupos no início do estudo em relação às características gerais e clínicas dos participantes. Sobre a ingestão alimentar, os participantes de ambos os grupos consumiram um pouco menos do que a meta prescrita. Não houve diferença na ingestão energética entre os grupos.
Os perfis lipídicos séricos pós-intervenção dos grupos zinco, LcS e ‘zinco e LcS’ apresentaram melhora significativa. Sobre a comparação da circunferência da cintura e da porcentagem de gordura corporal (%) dentro dos grupos, os indicadores antropométricos, nos quatro grupos, revelaram uma melhora significativa em relação ao pós-grupo.
Conclusão
Assim, o estudo concluiu que nos grupos zinco, LcS e ‘zinco e LcS’ foram observadas diferenças significativas entre os períodos pré e pós-intervenção nos níveis séricos de CT, LDL, HDL e TG (p<0,05). Em relação à circunferência da cintura e ao percentual de gordura corporal, todos os grupos apresentaram diferenças significativas entre os períodos pré e pós-intervenção nos níveis séricos de CT e TG (p<0,05). Os efeitos benéficos da cossuplementação com ‘zinco e LcS’ foram relatados para as alterações em alguns perfis lipídicos (CT, LDL, HDL, TG), IMC, peso, circunferência da cintura e percentual de gordura corporal.
