Logo Yakult 90 anos - Site
Método Montessori

• Conteúdos Semanais | Vida Saudável

Montessori e os marcos do desenvolvimento infantil

Escrito por: Fernanda Ortiz

Durante o crescimento, a criança passa por uma série de mudanças. Esse processo é chamado de marcos do desenvolvimento infantil e ocorre do nascimento até os seis anos de idade. Para estimular essas fases de maneira saudável, o método Montessori é uma abordagem pedagógica que se baseia na autoeducação e na independência da criança. Criado pela médica italiana Maria Montessori, o método auxilia pais e cuidadores a trabalharem as habilidades motoras e cognitivas dos pequenos ao promover o desenvolvimento integral em um ambiente preparado com materiais didáticos específicos.

Ações como sorrir, engatinhar, falar as primeiras palavras, andar e interagir socialmente são algumas ações dos marcos do desenvolvimento infantil. Nesse contexto, as abordagens adotadas pelo método Montessori valorizam a autonomia e o aprendizado prático. Diretamente associado ao fortalecimento das conexões cerebrais, essa abordagem favorece a independência e respeita o ritmo de cada criança. “Isso é muito importante, porque cada marco do desenvolvimento não deve ser forçado, mas sim estimulado”, explica o médico neurocirurgião André Ceballos, diretor técnico do Hospital São Francisco, em São Paulo.

Fases do desenvolvimento

Uma das principais características do método Montessori é que o ambiente seja apropriado para a idade da criança. Isso vale inclusive para os brinquedos, que devem estar de acordo com o estágio de desenvolvimento. Por exemplo, as naninhas, os paninhos sensoriais e os amigurumis são ideais para bebês pequenos, que ainda têm movimentos limitados e maior necessidade de estarem próximos das mães. A partir dos quatro meses, os brinquedos interativos como chocalho e caixa tátil são mais interessantes, pois a criança passa a ter mais mobilidade.

Para as crianças com um ano, os brinquedos têm por objetivo estimular a imaginação, a noção de espaço e a criatividade. Nessa fase, a caixa dobrável de permanência e os blocos de encaixe são opções excelentes para o desenvolvimento motor. Ao completar dois anos, as crianças entram na fase de comunicação e conhecimento. Por isso, a indicação são brinquedos com formas e cores diferentes, como as torres de montar. “A partir dos quatro anos, o foco passa a ser a comunicação. Por isso, as atividades lúdicas e de leitura são ótimas opções”, orienta o médico.

Benefícios

  • Desenvolvimento da coordenação motora – Blocos de empilhar, encaixes, contas para passar em cordões ou torres de cilindros ajudam a melhorar a coordenação motora fina (movimentos pequenos e precisos) e a motricidade ampla (controle corporal e equilíbrio).
  • Estímulo cognitivo – Materiais como letras móveis, números em madeira e quebra-cabeças simples trabalham memória, raciocínio lógico, noção espacial e linguagem. O aprendizado vem pela experimentação, não pela memorização forçada.
  • Autonomia e independência – Jogos de encaixar utensílios, botões ou atividades de organização permitem que a criança realize tarefas por conta própria e fortalecem a autoconfiança.
  • Respeito ao ritmo individual – Brinquedos montessorianos são simples e focados em uma habilidade por vez. Isso ajuda a criança a se concentrar, explorar e aprender no seu próprio tempo.
  • Desenvolvimento socioemocional – Os brinquedos incentivam a colaboração e favorecem o trabalho em equipe, a empatia e a resolução de problemas.

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Matérias da Edição

• Mais sobre Conteúdos Semanais