Pilates alivia dores das varizes

• Conteúdos Semanais | Vida saudável

Pilates ajuda a aliviar dores das varizes

Escrito por: Fernanda Ortiz

Muito mais do que uma questão estética, as varizes podem causar problemas sérios de saúde. Com sintomas como dores, inchaço, coceira e cansaço nas pernas, em estágios mais avançados é capaz de evoluir para complicações como úlceras venosas e trombose. Além do tratamento clínico e de técnicas modernas a laser para a remoção, a prática do Pilates se destaca como importante aliada para prevenir ou evitar que a condição se agrave.  Ao melhorar a circulação sanguínea, o Pilates feito com regularidade ajuda a combater o inchaço e alivia as dores, atuando diretamente na raiz do problema.

O método promove a reeducação dos movimentos do corpo, pois melhora a respiração, corrige a postura e previne lesões. “Quando se trata de varizes, o Pilates atua ativando a circulação do sangue nos músculos, especialmente das panturrilhas, que desempenham papel vital ao impulsionar o sangue de volta para o coração”, explica o cirurgião vascular e angiologista Eduardo Toledo de Aguiar, presidente da Associação Brasileira de Flebologia e Linfologia (ABFL) e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). Portanto, além de trabalhar a musculatura, a técnica evita a congestão venosa.

Por meio de movimentos suaves e de baixo impacto, as sessões de Pilates são elaboradas a partir de uma observação do indivíduo e suas necessidades. Isso garante que os resultados sejam alcançados, trazendo diferentes benefícios. Dessa forma, o Pilates feito com regularidade ajuda a melhorar as varizes.  Entretanto, antes de começar a praticar Pilates, assim como outras atividades físicas, recomenda-se buscar orientação médica para descartar riscos associados. 

Causas do problema 

As varizes ocorrem pelo funcionamento inadequado das válvulas sanguíneas, que deveriam auxiliar o retorno venoso para o coração. Quando esse mecanismo apresenta falha, uma parte do sangue se acumula na perna, sobrecarregando os vasos capilares. Isso favorece o edema, causando sintomas e desencadeando as alterações de pele. À medida que as veias se expandem, ficam mais visíveis e formam os padrões típicos das varizes e vasinhos nos membros inferiores.

Multifatorial, as varizes podem ser causadas por alguns fatores. Um deles é  o tipo de ocupação no trabalho, por exemplo, permanecendo muitas horas em pé ou sentado na mesma posição. Ademais, predisposição genética, excesso de peso, sedentarismo, trombose venosa e gestação estão entre os motivos do aparecimento das varizes. Segundo estimativas da SBACV, o problema afeta cerca de 38% da população adulta brasileira, sendo mais prevalente entre as mulheres.

Outros benefícios

  • Melhora do equilíbrio
  • Aumento da flexibilidade
  • Alivia as dores e câimbras causadas pelas varizes
  • Alonga e fortalece a musculatura
  • Diminui o inchaço

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Matérias da Edição

• Mais sobre Conteúdos Semanais