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Meditar proporciona pausas de qualidade

Escrito por: Fernanda Ortiz

Na vida diária, é preciso aprender a fazer pausas de qualidade e a meditação é considerada uma das formas mais eficientes para praticar essas pausas. Descrita como uma ferramenta de autoconhecimento, a meditação também permite que o praticante seja observador de si mesmo, tem a capacidade de acalmar uma mente inquieta, auxilia o indivíduo a avaliar a própria vida e encontrar tranquilidade, equilíbrio e paz, além de autorregular o organismo. Como a prática organiza a mente e auxilia na ativação do sistema nervoso parassimpático, leva o corpo ao relaxamento profundo através da diminuição de cortisol (hormônio do estresse). Com isso promove, por exemplo, a redução do estresse e da ansiedade, aumenta a energia e a criatividade, regula a pressão arterial, melhora a memória, expande a mente e fortalece o sistema imunológico, tornando-se uma importante aliada para o bem-estar e a saúde física e mental.

Quando se pratica, por exemplo, a atenção plena (Mindfulness) é possível aumentar a autoconsciência e melhorar a capacidade de lidar com conflitos e emoções difíceis a que o indivíduo é exposto diariamente. “Meditar é um processo de concentração que demanda insistência e repetição, que se aprimora a cada nova tentativa. Com foco e técnica é possível expandir o campo da atenção, e isso nos ajuda a observar o funcionamento da mente”, argumenta o médico psiquiatra Paulo Bloise, um dos pioneiros da meditação Mindfulness no Brasil e coordenador do Anthropos – Núcleo de Integração Mente, Corpo e Espiritualidade, ligado ao Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A prática de Mindfulness, assim como de outras técnicas de meditação, pode ser feita diariamente em diversos momentos e incorporada facilmente na rotina, inclusive no ambiente corporativo – no qual a exposição ao estresse e as distrações são ainda maiores. “Partindo de uma técnica simples de observar, por exemplo, a própria respiração, o Mindfulness pode ser praticado durante as atividades diárias, como caminhar, tomar banho ou lavar louça. Também é possível praticar durante pausas regulares no trabalho e até no almoço, fazendo a refeição de forma consciente e contemplativa”, garante o psiquiatra. Sozinho, em grupo, com ou sem apoio de aplicativos, é importante lembrar que a prática da meditação é um aprendizado em que as habilidades são desenvolvidas com o tempo e no ritmo de cada indivíduo. •

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