• Matérias da Edição

| Artigo Científico

Estudo exploratório com delineamento cruzado

Escrito por: Adenilde Bringel

O presente estudo deve ser visto como exploratório nesta área e, portanto, nenhum cálculo formal do tamanho da amostra foi realizado. Definimos o tamanho da amostra como 12, considerando a capacidade de manipulação do sistema EEG, mas isso pode ser insuficiente para tirar conclusões sólidas. Para eliminar essa limitação, foi adotado um desenho de estudo cruzado. O delineamento cruzado possui alto poder e eficiência estatística, sendo possível obter uma estimativa com o mesmo nível de precisão de um delineamento paralelo, mesmo com um número menor de participantes.

O ensaio cruzado foi conduzido adequadamente, sem qualquer efeito de tempo ou ordem. Outra preocupação foi a seleção de um placebo e seu impacto quando utilizado no estudo cruzado. Assim, selecionamos um leite não fermentado como placebo, cujo conteúdo nutricional, cor, sabor e pH foram ajustados para corresponder à bebida teste, mas foi praticamente impossível fazer com que as características do leite não fermentado correspondessem completamente às do leite fermentado – considerando a grande variedade de metabólitos produzidos pela fermentação microbiana.

O cegamento foi garantido pela confirmação de que os participantes não poderiam adivinhar, ao final do estudo, qual tratamento receberam primeiro. No entanto, não se pode concluir que diferenças sutis no sabor e na textura entre a bebida testada e o placebo não tenham tido qualquer impacto nos resultados. O estudo atual fornece basicamente resultados confiáveis sobre o efeito do LcS no desempenho diurno, e mais estudos usando um desenho randomizado, controlado por placebo, duplo-cego e de grupos paralelos com uma amostra maior são necessários para abordar tais limitações.

Os resultados deste estudo sugerem que a intervenção com LcS melhora o humor quando medida como índices de desempenho diurno em comparação com o placebo. Além disso, os índices de humor percebidos durante o dia foram associados a parâmetros fisiológicos, como EEG e dados de atividade nervosa autonômica. O artigo ‘Effects of Lacticaseibacillus paracasei strain Shirota on daytime performance in healthy office workers: a double-blind, randomized, crossover, ­placebo-controlled trial’ foi publicado no periódico Nutrients em 2023 (15, 5119). •

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Posts Recentes