Bronquiolite é uma infecção viral

• Conteúdos Semanais | Saúde

Bronquiolite é uma doença comum na infância

Escrito por: Fernanda Ortiz

A bronquiolite é uma infecção viral que afeta as vias respiratórias inferiores de bebês e crianças menores de dois anos de idade. Transmitida pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), a doença ocorre a partir do contato com gotículas de ar e secreções infectadas, assim como pelo contato com superfícies contaminadas. Embora seja mais comum nas estações mais frias, como outono e inverno, a transmissão pode ocorrer em qualquer época do ano.

Caracterizada por sintomas que se iniciam nas vias respiratórias superiores, como congestão nasal e coriza, a bronquiolite é uma infecção viral que migra para manifestações das vias respiratórias baixas, afetando os pulmões. De acordo com o pediatra Marcelo Iampolski, professor de Pediatria do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo, o sistema imunológico imaturo das crianças mais novas favorece essas infecções respiratórias. “Como as características da doença se confundem com sintomas de gripe e resfriado, nesta fase é importante a atenção redobrada dos pais”, destaca.

Entre os sintomas mais comuns estão coriza, dificuldade para mamar, chiado no peito, tosse seca e diminuição do apetite. Além disso, o padrão de respiração pode variar bastante indo desde o desconforto respiratório mais leve até sinais como presença de cianose. “Essa é uma condição clínica na qual o bebê apresenta unhas, lábios e mucosas com coloração azulada, causada pela baixa oxigenação do sangue”, alerta.

O diagnóstico da bronquiolite é feito principalmente pela avaliação clínica. Entretanto, exames de imagem, a exemplo da radiografia de tórax, podem ser solicitados em casos mais graves para verificar a extensão da infecção ou excluir outras condições. Sem um medicamento específico, o tratamento da doença é realizado para aliviar os sintomas e manter a criança confortável. “Em casos mais leves, a doença melhora de forma espontânea, entretanto, nos casos graves é necessário o suporte ventilatório”, orienta o médico.

Prevenção

É possível prevenir infecções respiratórias adotando alguns hábitos saudáveis no dia a dia das crianças. Entre as principais recomendações estão a higienização das mãos adequadamente e manter superfícies expostas a possíveis secreções infecciosas constantemente higienizadas. Além disso, a criança deve ficar distante de familiares com diagnósticos de infecções respiratórias ou com sintomas respiratórios, mesmo que leves.

Imunizante

Em abril de 2024, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a liberação do registro para o imunizante Abrysvo contra a bronquiolite. “Essa é uma ótima notícia pois, de acordo com estudos, a vacina protege o bebê em até 85% dos casos no primeiro trimestre após o nascimento e se estende até os seis meses de vida”, destaca o médico. De acordo com o Ministério da Saúde, o imunizante está indicado para prevenção da doença do trato respiratório inferior e da doença grave do trato respiratório inferior em crianças desde o nascimento até os seis meses de idade, por imunização ativa nas gestantes.

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Matérias da Edição

• Mais sobre Conteúdos Semanais