Logo Yakult 90 anos - Site
Casca da jabuticaba

• Matérias da Edição

| Saúde

Potencial da casca no tratamento de doenças

Escrito por: Fernanda Ortiz

Pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Nutrição e Metabolismo (Lanum) da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (FEA-Unicamp) atestam os benefícios do consumo da casca da jabuticaba no controle e tratamento de determinadas doenças. Substâncias como as antocianinas presentes especificamente nessa parte da fruta atuam, por exemplo, nos níveis de inflamação e de glicose no sangue de indivíduos com síndrome metabólica e obesidade.

Além disso, ajudam na prevenção e modulação do declínio cognitivo leve – quadro que antecede o processo de demência – e  na modulação da saúde intestinal. Os cientistas consideram sua ação surpreendente até mesmo para monitorar os índices glicêmicos entre indivíduos saudáveis.

Os estudos são liderados pelo professor doutor Mário Roberto Maróstica Junior, docente do Departamento de Ciência dos Alimentos e Nutrição da Unicamp. O experimento revelou que o consumo diário de pelo menos 15 gramas da casca da fruta pela manhã, ao longo de cinco semanas, melhorou os níveis de inflamação e de glicose no sangue de indivíduos com síndrome metabólica e obesidade.

O estudo

Dos 49 participantes, uma parte recebeu um suplemento diário de casca da jabuticaba, enquanto os demais ingeriram placebo. Além de exames de sangue para monitorar a glicemia, todos passaram por avaliação das medidas antropométricas, pressão arterial e parâmetros inflamatórios – como a interleucina-6 (IL-6), considerada um marcador de inflamação relacionada à obesidade.

O estudo apresentou resultados positivos em relação à diminuição da glicemia pós-prandial (monitorada ao longo de duas horas após a ingestão) e aos níveis de inflamação no grupo que recebeu o suplemento. “Isso ocorre porque os compostos fenólicos e as fibras presentes na casca da jabuticaba têm o poder de modular a atividade antioxidante e anti-inflamatória, e podem estar relacionadas com a ação e liberação de insulina. Portanto, exercendo efeito no perfil glicêmico”, explica o professor.

Os achados apontam, ainda, que mesmo em indivíduos saudáveis a glicemia costuma aumentar após as refeições, voltando depois aos níveis normais. Desta forma, ao abaixar a glicemia após uma refeição o suplemento possibilita que o indivíduo mantenha os níveis controlados ao longo do tempo, contribuindo para uma vida mais saudável. O artigo ‘Jaboticaba peel improves postprandial glucose and inflammation: A randomized controlled trial in adults with metabolic syndrome’ foi publicado no periódico Nutrition Research em 2024.

Anterior

Em um estudo anterior, os pesquisadores observaram in vivo que o extrato da casca da jabuticaba foi capaz de prevenir o pré-diabetes e a esteatose hepática. “A ingestão do extrato por camundongos envelhecidos submetidos a dieta com alto teor de gordura (cinco vezes mais lipídios do que uma dieta normal) levou à diminuição no ganho de peso, na dislipidemia e hiperglicemia”, descreve o professor. Além disso, aumentaram os níveis de HDL-colesterol e a atividade de receptores relacionados à insulina, promovendo uma melhora na morfologia do fígado.

O experimento foi realizado com amostras em processo de envelhecimento (diretamente associado à redução da capacidade metabólica e a alterações do metabolismo hepático, glicídico e lipídico) para avaliar o limite da dose de extrato da casca de jabuticaba que pode ser consumida para promover os efeitos benéficos. O artigo ‘Jaboticaba extract prevents prediabetes and liver steatosis in high-fat fed aging mice’ foi publicado em 2018 no Journal of Functional Foods.

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Posts Recentes

• Mais sobre Matérias da Edição