Pesquisadores do Instituto Central Yakult, localizado em Tóquio (Japão), investigam a ação do Lactobacillus casei Shirota (LcS) desde a década de 1950. O objetivo das pesquisas é conhecer as propriedades benéficas dessa cepa probiótica em relação ao intestino e a várias outras funções do organismo. Em um estudo publicado em 2018, por exemplo, os cientistas examinaram a capacidade dos componentes microbianos de modificar a produção de interleucinas IL-10 e IL-12 induzidas pelo LcS.
“Lactobacilos probióticos estimulam os macrófagos e as células dendríticas a secretar citocinas e, assim, regular as respostas imunes do hospedeiro”, afirmam os autores. Dessa forma, o equilíbrio da produção de IL-10 e IL-12 induzida por um probiótico é crucial para determinar a direção da resposta imune. No estudo, ficou demonstrado que a cepa Lactobacillus casei Shirota induz predominantemente a produção de IL-12.
De acordo com os autores, os ligantes microbianos para o receptor toll-like (TLR)3 e TLR5 aumentaram ainda mais a indução de IL-12 por Lactobacillus casei Shirota. Enquanto isso, os ligantes para TLR2, TLR4, TLR7 e TLR9 converteram o padrão de produção de citocinas de IL-12 predominante para IL-10 predominante.
“Esses resultados indicam que a indução probiótica da produção de IL-10 e IL-12 pode ser modificada de forma flexível por coestimulação com componentes microbianos”, detalham. Ainda segundo os autores, isso poderia explicar a variedade de funções imunomoduladoras (imunoativação ou anti-inflamatória) exercidas pela cepa probiótica Lactobacillus casei Shirota.
Sistema imune
De acordo com os cientistas, os probióticos ingeridos devem encontrar macrófagos e células dendríticas para induzir a produção de uma variedade de citocinas que desencadeiam várias respostas imunes. Em particular, as citocinas IL-12 e IL-10 têm recebido atenção especial porque a IL-12 é fundamental para aumentar a defesa imunológica contra infecções e câncer. Enquanto isso, a IL-10 é fundamental para regular as respostas imunes excessivas para evitar doenças inflamatórias.
“O LcS é uma das cepas probióticas mais populares com atividades imunomoduladoras. Elucidamos anteriormente que Lactobacillus casei Shirota pode induzir uma grande quantidade de IL-12 e pouca IL-10”, acentuam. Além disso, a estimulação de macrófagos através da estrutura tridimensional da parede celular é crítica para sua atividade indutora de citocinas.
No estudo, os autores também examinaram o efeito modificador de vários ligantes TLR na produção de IL-10 e IL-12 usando macrófagos estimulados com LcS. O artigo ‘Short communication: Probiotic induction of interleukin-10 and interleukin-12 production by macrophages is modulated by co-stimulation with microbial components’ foi publicado no Journal of Dairy Science em abril de 2018.