Um estudo científico realizado por cientistas do Reino Unido mostrou que a suplementação com Lactobacillus casei Shirota (LcS) previne a resistência à insulina induzida pela dieta em seres humanos. De acordo com os autores, os resultados sugerem que a suplementação com esse probiótico pode ser útil na prevenção de doenças metabólicas induzidas pela dieta, como o diabetes tipo 2. O probiótico utilizado no estudo é comercialmente disponível como bebida láctea fermentada Yakult Light.
O experimento envolveu 17 indivíduos saudáveis, que foram randomizados para um grupo probiótico (8) ou controle (9). O grupo probiótico consumiu uma bebida láctea fermentada com LcS duas vezes ao dia, durante quatro semanas, enquanto o grupo controle não recebeu suplementação. De acordo com os autores, os indivíduos mantiveram sua dieta normal durante as três primeiras semanas do estudo. Entretanto, o grupo probiótico também consumiu 65ml de Yakult Light duas vezes ao dia.
Um teste oral de tolerância à glicose (TOTG) foi realizado no 22º dia para avaliação da sensibilidade basal à insulina. Depois de completar o primeiro TOTG, os participantes receberam uma dieta rica em gordura (65% de energia) e alta energia (aumento de aproximadamente 50% na ingestão de energia) por sete dias. “Selecionamos um período de suplementação de LcS de quatro semanas, pois experimentos anteriores demonstraram que isso é suficiente para alterar a composição da microbiota intestinal em humanos”, detalham os autores.
Resultados
A principal conclusão do estudo foi de que o excesso de alimentação rica em gordura diminuiu a sensibilidade à insulina em aproximadamente 27% em jovens saudáveis do sexo masculino e feminino. Entretanto, a suplementação com o probiótico LcS antes e durante o período de superalimentação preservou o controle glicêmico e manteve a ação da insulina. Assim, o estudo sugere que o LcS previne a resistência à insulina.
“Estes resultados fornecem mais evidências indiretas de que alterações na composição da microbiota intestinal levam ao desenvolvimento de doenças metabólicas humanas”, descrevem os autores. Da mesma forma, a suplementação com probióticos pode ser útil na prevenção da resistência à insulina induzida pelo consumo excessivo de alimentos ricos em gordura – ou seja, uma dieta ocidentalizada. O artigo ‘Probiotic supplementation prevents high-fat, overfeeding-induced, insulin resistance in humans’ foi publicado no British Journal of Nutrition em 2015 – doi: 10.1017/S0007114514004097.