LcS é benéfico para trato gastrointestinal

• Conteúdos Semanais | L. Shirota

LcS é benéfico para trato gastrointestinal

Escrito por: Adenilde Bringel

Probióticos são microrganismos vivos (principalmente bactérias) que conferem benefício à saúde quando consumidos em quantidades adequadas. A cepa probiótica Lacticaseibacillus paracasei Shirota (anteriormente Lactobacillus casei Shirota – LcS) é estudada há mais de 80 anos e já demonstrou sua capacidade de sobrevivência no trato gastrointestinal em estudos científicos com populações de diferentes países. Cientistas têm mostrado, ainda, que a utilização de probióticos vem aumentando na população em geral, especialmente nos Estados Unidos.

Para validar essa capacidade de sobrevivência na população norte-americanos, cientistas do Instituto Central Yakult, em conjunto com pesquisadores da Biofortis Research, desenvolveram um estudo com 26 indivíduos saudáveis, com idade média de 32 anos. Para as análises, amostras fecais foram coletadas no início do estudo, após 7 e 14 dias de consumo diário de 80ml de leite fermentado contendo 108 unidades formadoras de colônia (UFC) de LcS/ml, e após 14 dias subsequentes sem consumo do produto.

As análises confirmaram que as contagens de LcS vivo aumentaram significativamente após 7 e 14 dias de consumo do produto e retornaram aos valores basais em 87% dos participantes. Em conclusão, o estudo mostra que LcS viáveis são recuperados nas fezes de adultos saudáveis nos Estados Unidos. Após o consumo diário de uma bebida láctea fermentada por 14 dias, o estudo mostrou, ainda, que o LcS também foi bem tolerado.

De acordo com os autores, os achados são consistentes com pesquisas realizadas na Ásia, Europa e Austrália envolvendo bebidas lácteas fermentadas contendo LcS. “Esses resultados confirmam que o LcS sobrevive à passagem pelo trato gastrointestinal e fornecem suporte para as evidências acumuladas de sua capacidade de sobrevivência no trato gastrointestinal humano”, afirmam os autores.

Reclassificação

A crescente demanda por probióticos tem colocado ênfase na seleção adequada de cepas bacterianas que podem ser definidas como bactérias probióticas. Encontrados predominantemente em alimentos fermentados e suplementos alimentares, diferentes probióticos têm sido associados a uma série de benefícios para a saúde. Por isso, essa é considerada uma das áreas mais promissoras da ciência, incluindo saúde digestiva e suporte do sistema imunológico.

Os autores lembram que os probióticos comercialmente disponíveis mais comuns para consumo humano pertencem ao gênero Lactobacillus. Recentemente, o gênero Lactobacillus foi reclassificado em 25 gêneros, incluindo Lacticaseibacillus, devido ao número de espécies extremamente diversas em nível fenotípico, ecológico e genotípico. De acordo com os cientistas, quando os probióticos são ingeridos encontram um ambiente hostil começando no estômago. E a duração do tempo gasto no estômago afeta a sobrevivência desses microrganismos.

Portanto, a taxa de esvaziamento gástrico é um importante fator que influencia a sobrevivência das bactérias por limitar a exposição ao ácido gástrico. “A eficácia dessas bactérias em conferir um benefício à saúde do hospedeiro depende de sua capacidade de sobreviver e proliferar no trato gastrointestinal, mas a sobrevivência pode variar consideravelmente entre as diferentes cepas”, argumentam.

De acordo com os autores, pelo fato de os efeitos dos probióticos serem específicos da cepa e poderem variar entre diferentes grupos populacionais, é importante confirmar os resultados de estudos anteriores demonstrando que o LcS é recuperável em coortes não estudadas anteriormente. O estudo ‘The probiotic Lacticaseibacillus paracasei strain Shirota (LcS) in a fermented milk beverage survives the gastrointestinal tract of generally healthy U.S. adults’ foi publicado em 2023 no International Journal of Food Sciences and Nutrition.

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Matérias da Edição

• Mais sobre Conteúdos Semanais