Efeitos benéficos na microbiota oral

• Conteúdos Semanais | Probióticos

Probióticos podem ser aliados da Odontologia

Escrito por: Adenilde Bringel

O papel dos probióticos tem ganhado muita atenção nos últimos anos como uma abordagem alternativa ou adjuvante para promover a saúde bucal. Em resumo, os probióticos têm demonstrado exercer efeitos benéficos na microbiota oral, apoiando o sistema imunológico e ajudando na prevenção e no tratamento de doenças bucais.

Para investigar esses benefícios, pesquisadores da Índia desenvolveram uma revisão científica para avaliar do uso de probióticos na Odontologia, discutir as várias formulações disponíveis e destacar suas potenciais aplicações em diferentes aspectos da saúde bucal.

Os autores lembram que a cavidade oral humana é o lar de uma comunidade microbiana complexa e dinâmica, composta por centenas de espécies de bactérias, fungos e vírus. Entretanto, embora muitos desses microrganismos sejam benéficos, alguns podem contribuir para o desenvolvimento de doenças orais, a exemplo de cárie dentária, doenças periodontais e candidíase oral.

Atualmente, as abordagens tradicionais para manter a saúde bucal incluem principalmente o uso de agentes antimicrobianos para controlar microrganismos patogênicos. “No entanto, o uso generalizado de antimicrobianos levantou preocupações sobre o desenvolvimento de resistência antimicrobiana e interrupções na microbiota natural”, afirmam os autores.

Ambiente equilibrado

Em resumo, a justificativa para o uso de probióticos na Odontologia decorre de sua capacidade de modular a microbiota oral e promover um ambiente microbiano equilibrado. “Quando introduzidos na cavidade oral, os probióticos podem colonizar e competir com bactérias patogênicas, limitando seu crescimento e reduzindo o risco de doenças orais”, defendem os autores.

Além disso, os probióticos demonstraram aumentar a resposta imune, levando a melhores mecanismos de defesa contra infecções orais. De acordo com os cientistas, ao contrário dos agentes antimicrobianos tradicionais, os probióticos oferecem uma abordagem direcionada para promover a saúde bucal sem interromper o equilíbrio ecológico da microbiota oral.

Formulações probióticas

Os probióticos dirigidos à Odontologia estão disponíveis em várias formulações, incluindo pastilhas, gomas de mascar, enxaguatórios orais e pasta de dente. Essas formulações contêm cepas específicas de bactérias benéficas, como espécies de Lactobacillus e Bifidobacterium, que foram extensivamente estudadas por seus benefícios devido aos efeitos benéficos na microbiota oral.

“Pastilhas e gomas fornecem entrega direcionada de probióticos para a cavidade oral, permitindo a exposição prolongada às bactérias benéficas. Enquanto isso, os enxaguatórios orais contendo probióticos oferecem uma cobertura mais ampla das superfícies orais e podem ser usados como adjuvantes das práticas regulares de higiene bucal”, sinalizam os autores. Já a pasta de dentes probiótica fornece uma abordagem holística para manter a saúde bucal.

Várias aplicações

De acordo com os autores, os probióticos apresentam inúmeros usos potenciais no campo da Odontologia, abrangendo abordagens de prevenção e terapêutica. Dentre as diversas aplicações estão desde o manejo e tratamento da doença periodontal até a assistência na intervenção ortodôntica. Portanto, os probióticos também podem ser usados na prevenção da cárie dentária, no tratamento da halitose e no manejo da candidíase oral e da xerostomia.

“Os probióticos oferecem uma abordagem natural e não invasiva para manter a saúde bucal, o que pode ser particularmente benéfico para indivíduos que preferem remédios naturais ou aqueles que são incapazes de se submeter a certos tratamentos odontológicos”, acentuam os autores. O estudo ‘Unlocking the potential: probiotics as a promising frontier in oral health’ foi publicado em 2023 no periódico Microorganisms (Gut Microbiota in Disease, Second Edition).

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Matérias da Edição

• Mais sobre Conteúdos Semanais