O climatério é um período de transição na vida da mulher que pode durar dos 45 aos 65 anos de idade. A fase marca o encerramento do período reprodutivo, quando os ovários param de trabalhar e chega a menopausa. A baixa produção de testosterona nesta fase é responsável pelas alterações de humor, queda da disposição e dos níveis de energia. De fato, muitos desses sintomas podem ser semelhantes aos sinais clássicos da depressão. Por esse motivo, demandam maior atenção dos especialistas para identificar a real causa para que a mulher receba os cuidados adequados.
De acordo com os ginecologistas, a confusão entre sintomas de depressão e desequilíbrio hormonal prolonga o sofrimento de mulheres nesta fase da vida. Portanto, queixas como desânimo, tristeza, irritabilidade, ganho de peso e perda da libido são recorrentes em ambos os casos. Apesar de apresentar diferenças muito sutis, na depressão esses sintomas são ainda mais intensos durante o climatério, da mesma forma que angústia e ansiedade.
A médica ginecologista e obstetra Emybleia Meneses, do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, afirma que o desconhecimento sobre os sintomas leva as pacientes a procurarem por acompanhamento psiquiátrico. “É comum o relato de mulheres que tomaram antidepressivos e não apresentaram melhora dos sintomas. Apenas com avaliação clínica ginecológica, com base em exames laboratoriais, será possível oferecer uma terapêutica assertiva e capaz de reduzir os sintomas, de acordo com o fator de risco que os desencadeia”, avalia.
Reposição hormonal
O tratamento para reequilibrar os níveis de testosterona é a terapia de reposição hormonal. “A medicação alivia os sintomas já na primeira semana. Porém, antes de iniciá-la é primordial avaliar aspectos como sono, peso, alimentação, atividade física e relacionamentos, pois isso também impacta no equilíbrio dos hormônios”, comenta a médica. Caso os sintomas sejam muito intensos, a recomendação é encaminhar a mulher a um psiquiatra para avaliação e diagnóstico. Em caso positivo de depressão ou ansiedade, deve-se fazer a prescrição de antidepressivos que amenizem os sintomas e melhorem a qualidade de vida durante o climatério.