Produzida a partir da filtragem do sangue pelo rim, a urina é um dos principais mecanismos do corpo para eliminar substâncias desnecessárias da circulação sanguínea, a exemplo de toxinas e subprodutos metabólicos. Além disso, sua coloração pode fornecer informações importantes sobre o estado de saúde de um indivíduo. Com inúmeras variações de cor, a urina é considerada ideal quando se apresenta no tom amarelo-claro. Entretanto, quando a urina é mais escura pode ser sinal de desidratação em diferentes níveis ou de alerta para o desenvolvimento de alguma doença.
De acordo com o médico nefrologista Rodrigo Dias de Meira, do Vera Cruz Hospital, em Campinas (SP), embora com inúmeras variações de cor, os tons escuros são sempre preocupantes. “Quando o organismo apresenta desidratação, por exemplo, o rim é o órgão que vai lutar para preservar a maior quantidade de água possível no corpo, reduzindo ao máximo sua porcentagem na urina”, explica. Esse processo faz com que a urina fique mais concentrada e mais escura, indicando um quadro de desidratação. Se a cor for marrom ou quase preta, consequentemente trata-se de uma forma grave dessa condição.
O escurecimento da urina pode, ainda, ser sintoma de condições mais graves. Por exemplo, hepatite, cirrose ou outras doenças hepáticas podem resultar em bilirrubina, deixando a cor mais escura. Quadros hemorrágicos ou doenças do trato urinário, como infecção urinária ou pedras nos rins, também podem alterar a cor da urina devido à presença de sangue. Além disso, alimentos como a beterraba e certos medicamentos ou suplementos, como as vitaminas do complexo B e a rifampicina, tendem a alterar a cor da urina temporariamente, sem indicar necessariamente um problema de saúde.
Boa hidratação
O especialista alerta que é de extrema importância manter uma boa hidratação diariamente. Também é fundamental estar atento com a coloração da urina e os sinais concomitantes, a exemplo de fraqueza, boca seca, dor de cabeça e sonolência, que podem ser indicativos de problemas de saúde. Se, mesmo com a reidratação, a urina continuar escura, é recomendável buscar assistência médica imediata. Além da anamnese, o especialista poderá solicitar exames laboratoriais como análise de urina e testes de função hepática, e, se necessário, exames de imagem. A partir do diagnóstico será indicado o tratamento mais adequado à condição, viabilizando o pleno funcionamento renal e a melhora da saúde como um todo.