Cuidados diários com os dentes

• Dicas Saudáveis

Como despertar o interesse pela saúde bucal na infância

Escrito por: Fernanda Ortiz

A saúde bucal é uma parte essencial do desenvolvimento humano e demanda atenção especial desde a infância. A adoção de hábitos saudáveis e cuidados diários com os dentes promove a educação odontológica e ajuda a prevenir a ocorrência de cáries e problemas dentários futuros, que afetam a saúde da boca e a qualidade de vida. Apesar de ser uma doença prevenível, a cárie dentária é o problema de saúde bucal mais comum em todo o mundo, especialmente em crianças em idade pré-escolar.

De acordo com o doutor em Odontologia Bruno Vidigal, professor do curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva, em Minas Gerais, a incidência está relacionada principalmente com a má alimentação e a ausência de cuidado com a higiene dos dentes. “As cáries são causadas pelos restos de alimentos que favorecem a proliferação de bactérias que agridem o esmalte dos dentes e provocam as lesões”, descreve.

Além disso, uma dieta desequilibrada, com baixa ingestão de nutrientes e alto consumo de açúcar, exerce papel importante no desenvolvimento das cáries. Isso ocorre porque esses elementos contribuem para deixar os dentes suscetíveis ao ataque desses microrganismos, tornando a criança mais propensa à condição. Entretanto, mais do que a ocorrência de cáries, a saúde bucal precária pode levar a problemas de desnutrição, dores crônicas, quadros inflamatórios e dificuldades na fala e na aprendizagem.

Assim, para evitar tais problemas é preciso que a saúde bucal de crianças e adolescentes seja tratada como prioridade. Para auxiliar os pais e responsáveis nesse processo de prevenção, algumas recomendações de cuidados diários com os dentes devem ser adotadas pelas crianças. “A adoção de tais medidas preventivas e educativas pode reduzir significativamente o número de casos de problemas dentários graves no futuro, garantindo um sorriso saudável para toda a vida”, finaliza o especialista.

Fique ligado!

  • A higiene bucal começa antes mesmo do primeiro dente do bebê aparecer. Nesta fase, use uma gaze ou escova de dentes infantil macia para limpar suavemente a gengiva e faça o mesmo quando os primeiros dentes apontarem.
  • Utilize escovas de dentes coloridas e com personagens que a criança goste, bem como pastas de dentes com sabores agradáveis. Ambas devem ser apropriadas para a idade, de acordo com recomendação do odontologista, ou seja, tamanho da escova, quantidade de pasta, presença ou não de flúor.
  • Torne o momento da escovação uma atividade divertida, cantando músicas ou contando histórias.
  • Seja um modelo, pois atitudes contam mais do que o discurso. Crianças imitam ações e comportamentos dos pais. Portanto, escovar os dentes juntos pode ser uma maneira divertida e eficaz para reforçar o quanto esse hábito é saudável.
  • Uso de recursos visuais, a exemplo de livros, aplicativos e vídeos projetados para ensinar as crianças – na linguagem adequada à idade – sobre a saúde bucal é uma boa opção.
  • Estabeleça rotinas, fazendo a escovação e o uso do fio dental nos mesmos horários todos os dias.
  • Leve a criança para check-ups regulares a partir do aparecimento do primeiro dente ou no primeiro aniversário. Além de manter a saúde bucal em dia, isso faz com que a criança se acostume ao ambiente do consultório reduzindo o medo e a ansiedade.

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Matérias da Edição

• Mais sobre Dicas Saudáveis