Como aliviar cólicas em recém-nascidos

• Dicas Saudáveis

Dicas seguras para aliviar cólicas em bebês

Escrito por: Fernanda Ortiz

As cólicas, especialmente nos três primeiros meses de vida, estão entre as queixas mais comuns que mães e pais de recém-nascidos levam aos consultórios pediátricos. Entre as causas prováveis estão o desenvolvimento da microbiota intestinal e do sistema digestivo, assim como acúmulo de gases e sensibilidade alimentar. Até mesmo a ingestão de ar na hora de mamar pode provocar esses desconfortos, acarretando dor abdominal e choro forte, agudo e crescente. No entanto, algumas dicas simples podem ajudar a aliviar cólicas em recém-nascidos.

De acordo com a médica pediatra Claudia Conti, da UTI Neonatal do Hospital e Maternidade São Cristóvão, em São Paulo, meninos e meninas são igualmente afetados pelas cólicas, independentemente de serem amamentados no peito ou tomarem fórmula na mamadeira. “O tempo de cólicas é variável. No entanto, geralmente os episódios cessam completamente até, no máximo, seis meses de vida”, afirma.

Alguns sinais emitidos pelos bebês são típicos dessas ocorrências como, por exemplo, choro inconsolável, principalmente no final da tarde ou à noite; pernas encolhidas, demonstrando desconforto; barriga tensa e gases. Além disso, mudanças de expressão e agitação – pois o bebê se contorce muito enquanto chora – também costumam ocorrer. “É importante notar que os sinais de cólicas também podem estar associados a outros problemas de saúde, como refluxo gastroesofágico, alergias alimentares ou infecções. Portanto, sempre devem ser informados ao pediatra, que saberá indicar cuidados especiais”, complementa a médica.

Ademais, o contato pele a pele da mãe com o bebê nas primeiras semanas de vida pode fazer com que os episódios de choro sejam menores. Além disso, esse contato oferece conforto e diminui o incômodo causado pela cólica. Por fim, a pediatra indica algumas estratégias para aliviar cólicas em recém-nascidos que, isoladas ou combinadas, podem ser eficazes.

Atenção às dicas

Faça o bebê arrotar depois de cada mamada com tapinhas delicados nas costas, pois isso facilita a eliminação de gases;

  • Embale o bebê nos braços de forma suave para acalmá-lo;
  • Coloque o bebê de bruços sobre o braço, colo ou em uma superfície macia e segura, porque isso ajuda a aliviar a pressão abdominal;
  • Faça uma massagem com movimentos circulares suaves na barriga do bebê para auxiliar na liberação de gases;
  • Um banho morno pode relaxar os músculos do bebê e aliviar o desconforto;
  • Diminua as luzes e/ou reduza o barulho para que o bebê possa descansar;
  • Enrole o bebê em uma manta ou cobertor;
  • Flexione as coxas do bebê sobre a barriga em movimentos delicados.

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Cólicas

Recém-nascidos

Desconforto

Matérias da Edição