Exacerbação aguda da DPOC

• Microbiota

Análise da utilização dos probióticos na DPOC

Escrito por: Elessandra Asevedo

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é caracterizada pela obstrução progressiva do fluxo aéreo, causando sintomas como falta de ar, tosse e aumento do escarro. A exacerbação aguda da DPOC se refere a um agravamento súbito dos sintomas. Assim, frequentemente desencadeia taxas de mortalidade e morbidade mais elevadas, um rápido declínio da função pulmonar e aumento das despesas com saúde.

Evidências científicas mostram a influência da microbiota intestinal na imunidade pulmonar e a relação do eixo intestino-pulmão. Por exemplo, há relatos indicando que Streptococcus sp000187445 foi encontrado em abundância em pacientes com DPOC e foi correlacionado com redução da função pulmonar. Além disso, múltiplos Haemophilus spp. foram negativamente associados à incidência da doença e à existência de uma correlação negativa entre Actinobactérias e a frequência da exacerbação aguda da DPOC.

Apesar da forte correlação entre microbiota intestinal, inflamação e DPOC, alguns pontos continuam obscuros. Por isso, pesquisadores chineses realizaram uma análise abrangente da microbiota intestinal em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica sob a hipótese de que o fenótipo agravante frequente da DPOC pode ser impulsionado por múltiplas microbiotas intestinais. “Para isso, recrutamos 30 pacientes com DPOC estável, 30 pacientes com exacerbação aguda e 10 pessoas saudáveis. Os perfis microbiológicos fecais foram analisados ​​utilizando sequenciamento do gene 16S rRNA”, explicam os autores.

Diferentes microbiomas

Os resultados mostraram uma diferença distinta na composição da comunidade bacteriana entre os grupos com DPOC, exacerbação aguda da DPOC e controle saudável. Os dois grupos com a doença apresentaram níveis mais elevados de Firmicutes, embora tivessem níveis mais baixos de Bacteroidetes em comparação com o grupo de controle saudável no nível do filo. Em relação ao gênero, houve um aumento na abundância de Lachnoclostridium, Alistipes, Streptococcus e Prevotella em pacientes com a doença. “Níveis crescentes de Lachnoclostridium e Prevotella podem indicar uma exacerbação aguda da DPOC”, explicam os autores.

Assim, o trabalho conseguiu caracterizar a composição sistêmica da microbiota intestinal de pacientes com exacerbação aguda da DPOC. “Além disso, nosso estudo descobriu a assinatura microbiana associada à doença e identificou os biomarcadores microbianos específicos que mostraram uma boa capacidade de discriminação para a exacerbação”, acentuam. De acordo com os autores, o estudo fornece uma referência para o diagnóstico e o tratamento precoce da DPOC. O artigo ‘Comprehensive analysis of the gut microbiota in patients with chronic obstructive pulmonary disease of varying severity-A prospective, observational studyfoi publicado no jornal científico Heliyon em 2024.

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Matérias da Edição

• Mais sobre Microbiota