Logo Yakult 90 anos - Site
Atividade física para suar a camisa

• Dicas Saudáveis

Suar a camisa ajuda na perda de peso

Escrito por: Elessandra Asevedo

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a proporção de obesos na população acima dos 20 anos de idade mais que dobrou no Brasil entre 2003 e 2019, passando de 12,2% para 26,8%. Nesse período, a obesidade feminina subiu de 14,5% para 30,2%, enquanto a masculina passou de 9,6% para 22,8%. Os números são alarmantes e muitas pessoas passaram a fazer atividade física para suar a camisa. Mas será que quanto mais suor, mais calorias se perde?

A médica nutróloga Gisele Figueiredo, do Vera Cruz Hospital, em Campinas, informa que o suor não gera uma queima de calorias significativa. Ou seja, se a intenção é perder peso, não adianta ir para academia fazer atividade física para suar a camisa. “O suor é uma resposta do organismo para regular a temperatura. Quando estamos em um ambiente quente ou nos exercitando, o corpo transpira para resfriá-lo. Na verdade, perdemos calorias durante a realização do exercício físico”, detalha.

Assim sendo, a intensidade, a duração e o tipo de exercício determinam quantas calorias são queimadas. Portanto, o suor é apenas resultado deste processo, mas sem relação com a intensidade do exercício ou da quantidade de calorias queimadas. Do mesmo modo, não se deve malhar com roupas pesadas só porque geram mais transpiração, pois isso pode trazer alguns problemas.

“Utilizar roupas quentes durante o exercício pode levar a desidratação, tonturas, mal estar, fraqueza e câimbras”, resume a médica. Além disso, esse tipo de atitude pode causar insolação, uma emergência médica com sintomas como pele quente e seca, confusão, convulsões e perda de consciência.

Água x gordura

A perda de peso observada por meio do suor corresponde à água e aos minerais, não à gordura. Em resumo, assim que o indivíduo se reidratar com líquidos esse peso retornará. “Ademais, nem toda queima de calorias resulta em perda de gordura, que depende de vários fatores, incluindo a quantidade de calorias consumidas em relação às calorias gastas, o tipo de atividade física e a composição da dieta”, ressalta a médica. Para a queima de gordura é necessário déficit calórico, ou seja, consumir menos calorias do que se gasta.

Hidratação contínua 

O suor excessivo pode levar à desidratação, especialmente se o indivíduo não estiver ingerindo líquidos suficientes. Entre os sinais da condição estão sede extrema, boca seca, urina escura, tontura e confusão. Além disso, existem algumas situações que podem levar à sudorese, como hipotensão e hipoglicemia, necessitando de atenção e intervenção. Por isso, é fundamental repor líquidos para manter a hidratação durante a atividade física.

“Uma sugestão é se pesar antes e depois do exercício para determinar a quantidade de líquido perdido”, sugere a nutróloga. Cada 0,5 kg de peso perdido corresponde a aproximadamente 500 ml de água perdida. Assim, se a pessoa perdeu 1kg durante o exercício, deve beber 1 litro de água para reidratar-se. Bebidas esportivas que repõem eletrólitos podem ser benéficas em casos de exercícios prolongados

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Matérias da Edição

• Mais sobre Dicas Saudáveis