Atenção com a saúde das crianças

• Dicas Saudáveis

Dias quentes exigem atenção com as crianças

Escrito por: Fernanda Ortiz

Com as temperaturas acima do normal registradas recentemente por todo o País, a atenção com a saúde das crianças deve ser redobrada. Os cuidados extras incluem hidratação, vestuário, exposição ao sol e uso de protetores solares. Além disso, banhos e alimentação adequada são essenciais para evitar e prevenir os riscos à saúde causados pelo excesso de calor. Entre os principais motivos de visitas aos ambulatórios e emergências nos períodos mais quentes estão a desidratação, insolação e os desconfortos respiratórios.

“O corpo humano tem capacidade de se adaptar às temperaturas e às condições do ambiente, entretanto, quando as mudanças são muito bruscas, o organismo sente dificuldade de se adaptar. Isso ocorre principalmente em regiões onde normalmente o calor não é tão frequente. Por esse motivo, é preciso tomar alguns cuidados”, comenta o médico pediatra Luiz Renato Valério, que integra o quadro clínico do Hospital Pequeno Príncipe, no Paraná.

O especialista faz recomendações importantes para manter a atenção com a saúde das crianças. Assim, será possível evitar quadros de desidratação, insolação e problemas respiratórios e aproveitar o verão com mais saúde.

Recomendações

Hidratação adequada – Normalmente, crianças sentem um pouco mais de dificuldade para tomar água. Por esse motivo, os pais devem estimular a hidratação de maneira mais frequente, principalmente em dias quentes. Assim, ofereça líquidos de boa qualidade como a água filtrada, água de coco e sucos naturais frescos.

Aumente o consumo de frutas – Os pais e responsáveis devem oferecer frutas que contenham bastante água na composição. Entre os exemplos estão melancia, melão, laranja, abacaxi e mamão. Além de auxiliarem na hidratação, fortalecem o sistema imunológico.

Prefira roupas leves – Para manter as crianças confortáveis, o ideal é evitar tecidos sintéticos e dar preferência a roupas de algodão. Além do toque macio na pele, esse tecido permite a respiração e transpiração, evitando assim o acúmulo de suor na pele.

Evite ficar no carro – As temperaturas dentro dos veículos podem atingir níveis insuportáveis. Portanto, as crianças só devem viajar de carro se for muito necessário. Se for o caso, os pais precisam deixar o ar-condicionado ligado ou garantir uma boa ventilação com os vidros abertos. Dessa forma, evitarão incômodos respiratórios e desidratação.

Banhos mais frequentes – O ideal é que as crianças pequenas, principalmente, passem pelo chuveiro de maneira rápida três vezes ao dia. Essa atitude ajudará tanto para refrescar, quanto para tirar o suor e os resíduos que ficaram, eventualmente, na troca das fraldas. Já o banho completo deve ser dado no fim da tarde ou no início da noite.

Mantenha os locais bem ventilados – Portas e janelas devem estar sempre abertas para aumentar a ventilação. Isso vai evitar, primordialmente, a sensação ‘abafada’ que pode contribuir para a desidratação e as dificuldades respiratórias.

Diminua ao máximo a exposição ao sol e use protetor solar – Crianças pequenas devem evitar sair de casa nos dias quentes. Entretanto, se for mesmo necessário, precisam permanecer pouco tempo em exposição solar. Além disso, devem usar frequentemente protetor solar com filtro mínimo de 50.

Use repelente – As temperaturas mais altas proliferam mais insetos. Por causa disso, faça uso de repelente seguindo a orientação do pediatra de confiança.

Com as temperaturas acima do normal registradas recentemente por todo o País, a atenção com a saúde das crianças deve ser redobrada

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Matérias da Edição

• Mais sobre Dicas Saudáveis