Cirurgia robótica e tratamento do câncer

• Conteúdos Semanais | Tecnologia

Cirurgia robótica revoluciona tratamento do câncer

Escrito por: Fernanda Ortiz

A tecnologia vem transformando o campo da medicina em ritmo acelerado, trazendo inovações que melhoram significativamente os tratamentos disponíveis. Entre as áreas beneficiadas por tais avanços, a cirurgia robótica é a que mais se destaca, especialmente na terapêutica do câncer. Por meio de braços mecânicos articulados de precisão absoluta e microcâmeras de alta definição, tais tecnologias auxiliam o cirurgião especialista em uma abordagem minimamente invasiva, proporcionando diversos benefícios ao paciente.

De acordo com o urologista e especialista em cirurgia robótica José Roberto Colombo Jr., médico do Epicentro de Cirurgia Robótica em Urologia do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, uma das principais vantagens da cirurgia robótica é a precisão aumentada. “Os braços robóticos podem executar movimentos mais delicados e precisos do que as mãos humanas”, destaca. Além disso, a visão tridimensional de alta definição fornecida pelos sistemas robóticos permite que os cirurgiões tenham uma visão mais detalhada e ampliada do local da cirurgia, auxiliando na tomada de decisões mais precisas.

No contexto do tratamento do câncer, a cirurgia robótica tem sido aplicada com sucesso em uma variedade de procedimentos. Dessa forma, é frequentemente utilizada em cirurgias de remoção de tumores em áreas complexas e de difícil acesso como, por exemplo, próstata, útero, cólon e pulmões. “A precisão da cirurgia robótica ajuda a preservar melhor os órgãos circundantes e os tecidos saudáveis, contribuindo para melhores resultados no longo prazo”, avalia.

A natureza da abordagem minimamente invasiva também é uma grande vantagem. Assim, as pequenas incisões feitas para a inserção dos instrumentos cirúrgicos robóticos resultam em menos dor, baixa perda de sangue e menor tempo com dreno. “Além disso, as cicatrizes são menores e a avaliação do estadiamento é mais precisa”, observa o urologista. Ademais, a recuperação costuma ser mais breve e tranquila, permitindo que os pacientes retornem para as suas atividades normais mais rápido.

Telecirurgia

Outro benefício notável da cirurgia robótica é a possibilidade de telementoria e telecirurgia. Isso significa que especialistas podem orientar cirurgiões em tempo real durante os procedimentos, mesmo estando fisicamente distantes. “Trata-se da realização de procedimento cirúrgico remoto, mediado por tecnologias interativas seguras, com médico executor e equipamento robótico em espaços físicos distintos”, explica. Entretanto, a telecirurgia demanda infraestrutura adequada e segura, com garantia de funcionamento de equipamento, banda larga eficiente, estabilidade do fornecimento de energia elétrica e segurança reforçada contra invasão de hackers.

De acordo com o médico, essa tecnologia aumenta o acesso a cuidados especializados, principalmente em áreas remotas, onde pode ser difícil encontrar especialistas em determinados tipos de câncer. Embora a cirurgia robótica no tratamento do câncer apresente inúmeros benefícios, é importante destacar que nem todos os casos são adequados para esse tipo de procedimento e demandam outros tipos de terapêuticas. “Cada paciente deve ser avaliado individualmente por uma equipe médica especializada para determinar qual a abordagem cirúrgica é mais adequada para o tipo de tumor diagnosticado”, esclarece.

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Matérias da Edição

• Mais sobre Conteúdos Semanais