Capacidade aeróbica de jogadores de futebol

• Conteúdos Semanais | Probióticos

Probióticos na capacidade aeróbica de jogadores

Escrito por: Adenilde Bringel

A nutrição é um pilar bem estabelecido para o treinamento, desempenho e recuperação pós-treino de atletas. No entanto, o papel da microbiota intestinal ainda é novo e intrigante, embora estudos mostrem que pode impactar significativamente o desempenho atlético. Para comprovar a hipótese, pesquisadores do Irã investigaram o efeito da suplementação de probióticos e caseína na capacidade aeróbica de jogadores de futebol do sexo masculino.

De acordo com os autores, o futebol envolve treinamentos intensos, competições com duração de mais de 90 minutos, viagens, distúrbios do sono e pressões físicas e mentais. “Desta forma, a carga excessiva de treinamento, o estresse psicológico e o sono perturbado podem contribuir para o aumento do risco de infecções gastrointestinais”, avaliam.

Assim, o estudo duplo-cego e controlado por placebo foi conduzido com 44 jogadores de futebol do sexo masculino com idade média de 22 anos. Os participantes foram submetidos ao teste de Bruce no início (teste de estresse). Em seguida, foram divididos aleatoriamente em quatro grupos iguais: probióticos (PRO), caseína (CAS), probióticos com caseína (PRO+CAS) e placebo (PLA).

O estudo

O grupo PRO recebeu uma cápsula contendo cepas de Lactiplantibacillus plantarum BP06, Lacticaseibacillus casei BP07, Lactobacillus acidophilus BA05, Lactobacillus delbrueckii BD08 bulgaricus, Bifidobacterium infantis BI04, Bifidobacterium longum BL03, Bifidobacterium breve BB02 e Streptococcus salivarius thermophilus BT01. Os atletas ingeriram a cápsula probiótica durante o jantar, enquanto o grupo CAS consumiu 20 gramas de pó de caseína 45 minutos antes de dormir.

Além disso, o grupo PRO+CAS recebeu uma cápsula probiótica durante o jantar e 20 gramas de pó de caseína 45 minutos antes de dormir. Enquanto isso, os participantes do grupo PLA receberam uma cápsula contendo cinco gramas de amido durante o jantar. “Todos os participantes foram instruídos a tomar os suplementos apenas em dias de treinamento, três vezes por semana durante quatro semanas”, relatam os autores.

Para medir a capacidade aeróbica de jogadores de futebol, outros parâmetros foram medidos após o teste de Bruce. Assim, consumo máximo de oxigênio (VO2max), limiar ventilatório (VT), tempo para exaustão (TTE), ponto de compensação respiratória (RCP), tempo de área isocápnica (Tempo-IC), consumo de oxigênio de área isocápnica (VO2 -IC) e tempo de área de hiperventilação hipocápnica (Tempo-HHV) foram analisados. Os cientistas usaram o software SPSS Windows, ANOVA de medida repetida mista e teste post hoc de Bonferroni em nível de p < 0,05.

Conclusão

Os resultados mostraram que o consumo de probióticos e caseína pode melhorar relativamente a capacidade aeróbica de jogadores de futebol do sexo masculino. “No entanto, o consumo simultâneo de probióticos e caseína teve um efeito mais pronunciado nos indicadores de capacidade aeróbica, especialmente TTE e Tempo-HHV”, sinalizam os autores.

Benefícios 

Os probióticos são microrganismos vivos que, se presentes em quantidades suficientes no intestino humano, são benéficos para a saúde. Além de manter a saúde intestinal, os probióticos podem aumentar a absorção de nutrientes críticos, como aminoácidos de proteínas, o que é muito eficaz para o desempenho de um atleta. “Ademais, com base na pesquisa, a suplementação com probióticos multicepas aumenta o VO2máx, a potência aeróbica, a tolerância à carga de treinamento e o tempo para atingir a fadiga”, acentuam os autores. Esses indicadores estão diretamente relacionados ao desempenho aeróbico.

“Além disso, em resposta a exercícios de resistência que danificam os músculos, os suplementos probióticos com proteína podem acelerar a recuperação e reduzir a dor e outros indicadores de lesão musculoesquelética”, reforçam os cientistas. O artigo ‘The effect of probiotics and casein supplementation on aerobic capacity parameters of male soccer players’ foi publicado em 2024 no Journal of the International Society of Sports Nutrition.

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Matérias da Edição

• Mais sobre Conteúdos Semanais