Divertículos no intestino grossov

• Conteúdos Semanais | L. Shirota

Lcs na frequência dos episódios de diverticulite

Escrito por: Adenilde Bringel

Considerada um problema comum no mundo desenvolvido, a diverticulite é uma doença que tem seu risco aumentado com a idade. Caracterizada pela inflamação de uma ou mais bolsas com formato de balão (divertículos), a doença normalmente afeta o intestino grosso (cólon) e pode ser acompanhada de infecção. Em geral, os divertículos no intestino grosso ocorrem quando surge um defeito na camada média musculosa e espessa do intestino. Assim, as finas camadas internas do intestino se projetam e criam uma o divertículo.

Os sintomas habituais incluem dor abdominal inferior esquerda, sensibilidade e febre. O diagnóstico de divertículos no intestino grosso geralmente é feito a partir de um exame por tomografia computadorizada (TC), enquanto a colonoscopia é realizada após o fim do episódio de diverticulite. Em síntese, pessoas com sintomas leves de diverticulite podem ser tratadas com repouso, enquanto aquelas com sintomas graves são hospitalizadas para tratamento com antibióticos administrados por via intravenosa e, ocasionalmente, cirurgia.

Alguns ensaios realizados em clínicas hospitalares têm mostrado benefícios de uma dose diária de um probiótico em indivíduos com histórico de diverticulite. No entanto, nenhum estudo havia sido realizado em um ambiente de cuidados primários. Por isso, cientistas do Reino Unido resolveram desenvolver um experimento para investigar a viabilidade de realizar um estudo probiótico de um ano em cuidados primários.

Neste estudo, foi verificado se pacientes previamente diagnosticados com diverticulite aguda não complicada (DANC) poderiam ser beneficiados pelo consumo de uma dose diária de Yakult® contendo a cepa probiótica Lactobacillus casei Shirota (LcS). O Yakult® foi escolhido tanto por seu longo histórico de uso seguro e bom controle de qualidade, como também pelos numerosos estudos que demonstraram sua eficácia probiótica.

Materiais e métodos

O estudo aberto não controlado envolveu pacientes de 40 a 75 anos de idade, com histórico de DANC. Os participantes consumiram a bebida probiótica com LcS diariamente, por 12 meses. Durante o período do estudo, os episódios de diverticulite foram monitorados a partir dos registros clínicos dos pacientes. A taxa de incidência clínica de diverticulite foi calculada nos 12 e 6 meses anteriores ao início da intervenção com LcS, assim como durante os períodos de consumo diário de LcS de 1-6 e 6-12 meses.

Os efeitos probióticos foram avaliados comparando as crises de diverticulite clinicamente diagnosticadas nos seis meses anteriores à intervenção probiótica com os períodos de 0-6 e 6-12 meses após o início da intervenção probiótica. “Já os efeitos nos sintomas gastrointestinais foram avaliados por questionários validados na linha de base, em 6 e 12 meses. Os diários de dieta também foram concluídos no estudo”, relatam os autores.

Resultados

Dois terços (14/21) dos pacientes que demonstraram boa adesão ao tomar o probiótico diário melhoraram sintomaticamente. Assim, as apresentações clínicas com diverticulite caíram 50% durante o período do estudo em comparação com o período de 12 meses anterior. “A mudança média no escore dos sintomas gastrointestinais melhorou significativamente e os episódios de diverticulite não se correlacionaram com o índice de massa corporal (IMC), estado diabético ou fibra dietética”, relatam os autores.

Em conclusão, os cientistas afirmam que ingerir o probiótico diário foi associado a uma menor taxa de apresentação clínica com episódios de diverticulite e melhora nos sintomas gastrointestinais, informações suficientes para projetar um teste definitivo. De acordo com os autores, ficou demonstrado que é viável recrutar e executar um estudo que necessite de participantes para ingestão diária de uma bebida probiótica por um ano em uma unidade de atenção primária. O artigo ‘Impact of a daily probiotic (Lactobacillus casei Shirota) for 12 months on the frequency of diverticulitis episodes: feasibility study in primary care’ foi publicado em 2020 no periódico Archives of Nutrition and Public Health.

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Matérias da Edição

• Mais sobre Conteúdos Semanais