Beijo e os benefícios físicos e emocionais

• Conteúdos Semanais | Vida saudável

Beijar proporciona benefícios à saúde

Escrito por: Fernanda Ortiz

Mais do que uma demonstração de afeto, carinho e desejo, o beijo traz uma infinidade de benefícios físicos e emocionais. Dentre estes estão a redução do estresse, o alívio da dor, a melhora do humor, o estímulo cerebral e a melhora da autoestima. Com inúmeras terminações nervosas presentes na língua, nos lábios e na boca, o beijo promove uma intensa troca de informações conscientes e inconscientes, resultando em bem-estar e prazer.

De acordo com o médico neurologista Leonardo de Deus, do Vera Cruz Hospital, diversos hormônios importantes para a saúde são liberados durante o beijo, principalmente a ocitocina, descrita como o ‘hormônio do amor’. “Além da ocitocina, ocorre a liberação de outros hormônios, a exemplo da dopamina, que estimula a sensação de prazer e recompensa; da adrenalina que gera a sensação de euforia e excitação; e de endorfinas, que aliviam a sensação de dor”, enumera.

Beijar contribui, ainda, para a redução dos níveis de cortisol no organismo. “Essa reação química reduz significativamente este hormônio relacionado ao estresse, possibilitando que a pessoa se sinta mais calma e relaxada”, destaca o especialista. Paralelamente, o beijo aumenta os níveis de serotonina, um neurotransmissor relacionado ao humor e bem-estar, que também fortalece o sistema imunológico, contribuindo com a produção de anticorpos.

Movimentação muscular intensa

O neurologista explica que um beijo, dependendo da intensidade, chega a movimentar até 34 músculos faciais e de demais membros do corpo, como pescoço e costas. Além disso, os batimentos cardíacos aceleram, oferecendo uma espécie de exercício para o coração. “No que se refere às calorias, estima-se que um beijo apaixonado pode queimar, de acordo com o metabolismo, até seis calorias por minuto. Apesar de não se comparar ao gasto calórico de uma corrida ou musculação, certamente é uma maneira divertida e prazerosa de gastar energia”, enfatiza. 

Cuidados com a saúde 

Apesar dos benefícios físicos e emocionais que esse gesto de afeto proporciona, o neurologista destaca a relevância do beijo para o bem-estar com um olhar para a prevenção, uma vez que a preocupação com infecções é uma realidade. “O beijo pode ser veículo de transmissão para uma variedade de patógenos, incluindo vírus, fungos e bactérias”, aconselha.

Portanto, é essencial manter práticas de higiene oral, a vacinação em dia e estar atento à saúde não só individual, mas também do outro, observando lesões na boca ou sintomas gripais que são alertas de que talvez não seja apropriado compartilhar um beijo. Além disso, esse tipo de cuidado também é uma demonstração de carinho pela saúde do parceiro.

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Matérias da Edição

• Mais sobre Conteúdos Semanais