Planejar com criatividade a lancheira escolar

• Nutrição

Alimentos saudáveis na lancheira das crianças

Escrito por: Fernanda Ortiz

Ter uma alimentação saudável é determinante para manter a saúde e garantir boa qualidade de vida, especialmente para as crianças que estão em fase de crescimento e desenvolvimento físico e intelectual. Além do que é ofertado em casa, os pais ou cuidadores precisam planejar com criatividade os cardápios que compõem a lancheira escolar. Mais do que agradar o paladar, é preciso que essa refeição intermediária seja pensada como um complemento nutricional que garante energia e, consequentemente, o bom rendimento das crianças na escola.

De acordo com a nutricionista Alexandra Freitas, professora do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, montar uma lancheira saudável, nutritiva, criativa e sem grandes repetições pode não ser uma tarefa fácil. “Durante a organização da lancheira é preciso levar em consideração o número de horas que permanecerá na escola e, portanto, a quantidade de refeições que realizará no local”, comenta.

Pensando em lanches para serem consumidos no intervalo das refeições principais como café da manhã, almoço e jantar, a especialista sugere que a lancheira contemple alimentos de diversos grupos nutricionais. “O ideal é priorizar alimentos frescos, naturais e equilibrados para garantir uma ingestão adequada de nutrientes essenciais, vitaminas, fibras e minerais, a exemplo das frutas, legumes, pães, proteínas, gorduras insaturadas, leites e derivados”, sugere. Apesar de agradar o paladar infantil, as guloseimas, os produtos industrializados e ultraprocessados, devem ser evitados.

“Para fazer com que as crianças aceitem uma maior variedade de opções é determinante planejar com criatividade os cardápios, que devem ter boa apresentação, além de incentivar o consumo de diversos tipos de alimentos durante toda a infância’, destaca a especialista. Além disso, a forma de apresentação dos alimentos e a inserção da criança no processo de planejamento, escolha, compra e preparo das lancheiras também podem ser bons estímulos para uma melhor aceitação alimentar. Para estimular a criatividade, evitar repetições e auxiliar os pais no preparo das lancheiras, a nutricionista Alexandra Freitas sugere diversas possibilidades de montagem e organização, baseando-se nos grupos alimentares.

Como montar a lancheira

  • As frutas e vegetais, fontes importantes de vitaminas e minerais, podem ser ofertadas in natura, secas ou no preparo de sucos, preferencialmente natural ou de polpa integral sem adição de açúcar.
  • Os grãos integrais – pães, wraps e cereais integrais –, ricos em fibras, favorecem o funcionamento cerebral e a prática de atividades físicas ou recreativas.
  • Os carboidratos, fonte de energia, estão presentes em uma grande variedade de pães, torradas, biscoitos de polvilho, tapioca e bolo simples sem recheio ou cobertura.
  • Leites, seus derivados e outras fontes proteicas são necessários para o processo de crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor infantil. Portanto, estão liberados para compor as lancheiras: leite, iogurte, leite fermentado, queijos preferencialmente magros (branco, ricota, creme de ricota, cottage, requeijão), patê de atum, patê de frango e manteiga.
  • A água é a melhor escolha para hidratação, mas também podem ser incluídos água de coco, chá e sucos, preferencialmente naturais ou integrais e sem adição de açúcar,
  • Mix de castanhas, cereais sem açúcar ou frutas desidratadas – além de nutritivos por serem ricos em fibras, gorduras insaturadas, vitaminas e minerais diversos – têm características de lanches que geralmente são apreciados pelo público infantil.

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Matérias da Edição

• Mais sobre Nutrição