Hidratação corporal é fundamental

• Nutrição

Hidratação para quem não gosta de água

Escrito por: Elessandra Asevedo

A hidratação corporal é fundamental para manter a saúde e o bem-estar, especialmente no verão e nos dias com temperaturas mais elevadas. Embora muitas pessoas não gostem de beber água ou ingerir líquidos ao longo do dia, especialistas afirmam que é fundamental adquirir o hábito de se hidratar diariamente. A hidratação diária e na quantidade ideal contribui para melhorar a qualidade de vida e para prevenir problemas de saúde, inclusive a desidratação.

De acordo com a nutricionista Caroline Medeiros, responsável técnica do Ambulatório de Nutrição da Policlínica Universitária do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), a quantidade de água ideal depende do peso corporal e pode ser calculada multiplicando o peso por 35ml. “A água não pode ser substituída, principalmente se o indivíduo possuir alguma patologia como diabetes e hipertensão, sendo necessário apoio especializado para orientar o consumo”, destaca.

Como algumas pessoas não apreciam o gosto da água e acabam não ingerindo em quantidade suficiente, a nutricionista sugere algumas estratégias para deixar o líquido mais palatável. Assim, uma forma de tornar a água mais atrativa é aromatizá-la adicionando um pedaço de fruta, por exemplo, limão, laranja, lima e maçã. Outra opção é utilizar legumes, especiarias e ervas aromáticas, como pepino, canela e hortelã, respectivamente. “Essas misturas darão um toque de sabor e ainda fornecerão vitaminas e antioxidantes para o corpo”, acentua a nutricionista.

Outras opções

Além de aromatizar a água de forma natural, outras formas de manter o corpo hidratado incluem ingerir água com gás, consumir alimentos ricos em água, como frutas e verduras, ou beber chás sem açúcar. “Também indico aumentar o consumo de água de coco, vitamina de frutas com água, leite e sucos naturais sem açúcar”, ensina.

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Matérias da Edição