Amamentação é fundamental ao desenvolvimento

• Dicas Saudáveis

Aleitamento é essencial para a saúde dos bebês

Escrito por: Fernanda Ortiz

A amamentação é fundamental ao desenvolvimento e à saúde os bebês. O leite materno contém todos os elementos necessários para o desenvolvimento saudável, incluindo água, proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas e sais minerais. O alimento fornece, ainda, elementos para a formação de uma microbiota saudável e, consequentemente, para o fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, fortalece o vínculo de amor entre a mãe e seu bebê. Para garantir os benefícios nutricionais do leite materno, entretanto, é fundamental que as lactantes priorizem a hidratação adequada e uma dieta balanceada.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento deve ser exclusivo até os seis meses de vida. “Além de suprir as necessidades nutricionais, as imunoglobulinas presentes no leite materno auxiliam o desenvolvimento dos sistemas imunológico, neurológico e metabólico da criança, prevenindo infecções e doenças”, informa a mestre em Nutrição Paloma Popov, docente do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).

Para garantir todos os benefícios ao bebê, as mães devem ter uma alimentação equilibrada, com variações de cardápio e fracionadas ao longo do dia. Dentre as recomendações está consumir alimentos fontes de ômega-3, como peixe, salmão ou sardinha, de duas a três vezes na semana. Além disso, tem de garantir o consumo de cálcio, fontes de vitamina A e betacaroteno; e manter-se hidratada com pelo menos 30 ml/kg/dia de água. Por outro lado, deve-se evitar períodos prolongados de jejum, alimentos gordurosos, frituras e doces. Ademais, moderar na ingestão de chocolates e cafeína (que podem causar insônia ou hiperatividade nos bebês) e não consumir álcool, pois pode ser prejudicial ao bebê e afetar a produção do leite.

Amamentar também é ótimo para as mães, visto que ajuda a reduzir os riscos de câncer de mama, ovário, colo do útero e endométrio. “Além disso, promove a contração uterina diminuindo o sangramento e acelerando a recuperação pós-parto”, destaca a nutricionista. De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o ato de amamentar acelera a perda de peso da lactante, evita a osteoporose, previne a anemia e protege contra doenças cardiovasculares, a exemplo do infarto.

Atenção com hipovitaminose B

Mães vegetarianas precisam observar o risco de hipovitaminose B (falta de vitamina B) nas crianças amamentadas. Apesar disso, desde que a mãe tenha uma alimentação adequada, com ingestão suficiente de proteínas, a amamentação pode ser mantida. Embora existam muitos mitos em relação ao leite humano, estudos científicos comprovam que a amamentação é fundamental ao desenvolvimento e à saúde dos bebês. Assim, para garantir a livre demanda e a qualidade do alimento basta adotar uma dieta balanceada associada à hidratação.

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Matérias da Edição