Tecnologia utiliza um navegador GPS

• Tecnologia

Artroplastia de ombro guiada por GPS

Escrito por: Fernanda Ortiz

Para combater a artrose no ombro e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, os cirurgiões ortopedistas contam com uma nova tecnologia que utiliza um navegador GPS. O procedimento possibilita uma artroplastia guiada e mais segura para a implantação das próteses. Incorporado no Brasil no primeiro semestre de 2023, o equipamento usa a inteligência artificial e marcadores de geolocalização para auxiliar a navegação e condução dos trabalhos durante o procedimento.

De acordo com o médico ortopedista Giovani Manhabusqui Pacífico Junior, do quadro clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, o uso da tecnologia garante mais precisão e segurança. “Ao garantir mais exatidão no posicionamento da prótese, que é um componente de difícil e delicada alocação, a solução oferece vantagens antes, durante e após a cirurgia”, explica. Além de minimizar a dor, reduz os riscos de fraturas e lesões, assim como a ocorrência de soltar o implante, que fica mais anatômico.

O uso da tecnologia que utiliza um navegador GPS tem início ainda no consultório. O especialista utiliza um software de inteligência artificial para analisar as imagens de tomografia do paciente. A partir das imagens, a tecnologia traça um planejamento em 3D e indica qual o tamanho ideal do implante e dos parafusos que devem ser utilizados. Além disso, apresenta uma simulação de como ficará a prótese.

Com a definição da rota, o cirurgião recebe o apoio, já no centro cirúrgico, de marcadores de geolocalização que destacam o posicionamento correto do implante e dos parafusos colocados no ombro do paciente. “Como a região para colocação da prótese está próxima a estruturas neurológicas e vasculares importantes, a navegação completa, que vai do ponto de partida até a chegada ao destino final é, sem dúvida, o grande diferencial da tecnologia”, avalia o cirurgião. 

Condição degenerativa

A artrose, também conhecida como osteoartrite ou osteoartrose, é uma condição degenerativa e inflamatória que causa alterações na cartilagem que reveste as articulações. O resultado é dor e limitação de movimentos. O problema, que gera um impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes, acomete principalmente as articulações de joelhos, coluna, quadris, mãos e ombros.

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Matérias da Edição