Terapia fotodinâmica no câncer de pele

• Tecnologia

Terapia fotodinâmica no câncer de pele

Escrito por: Elessandra Asevedo

O Ministério da Saúde incorporou a terapia fotodinâmica (TFD) para tratamento de câncer de pele basocelular superficial e nodular. Esse é o tipo de câncer mais frequente no Brasil, portanto, a terapia deverá beneficiar muitos pacientes. Assim, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão ser tratados com a técnica, considerada segura e eficaz para os casos em que a intervenção cirúrgica não é recomendada. Essa tecnologia inovadora permite um tratamento rápido e com menos desconforto. O aparelho foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo. A técnica minimamente invasiva pode ser usada para o tratamento de câncer, lesões pré-malignas e lesões infectadas por microorganismos, além de fins cosméticos.

O aparelho é considerado único no mundo com duplo sistema na mesma plataforma. Dessa forma, permite o diagnóstico e o tratamento de câncer de pele basocelular no mesmo dia, evitando mutilações e procedimentos dolorosos. Em resumo, o procedimento consiste em preparar a lesão e aplicar um agente fotossensibilizante (medicamento metil-ALA em creme) na área afetada. Em seguida, a luz do equipamento é irradiada com um comprimento de onda adequado para ativar o fotossensibilizador, ocasionando assim a destruição do tumor.

Todo o processo pode ser realizado no consultório por não demandar grande infraestrutura. Além disso, o tratamento pode começar poucas horas depois de diagnosticada a doença. As amostras de ensaios clínicos conduzidos pelos pesquisadores brasileiros em centros de referência em Oncologia indicam que as lesões apresentam taxas mínimas de recidiva após o tratamento com a terapia. O índice de cura da doença se mantém em 90%.

Aprovação

A incorporação da tecnologia foi recomendada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), porque os estudos avaliados com a terapia mostraram eficácia do tratamento em longo prazo. De acordo com o Ministério, a terapia fotodinâmica será uma opção importante para pacientes que passam pela doença.

 

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Matérias da Edição

• Mais sobre Tecnologia