• Tecnologia

Tecnologias a laser no tratamento de varizes

Escrito por: Fernanda Ortiz

A tecnologia ajuda a salvar vidas e encontrar curas para doenças. Além disso, oferece tratamentos diferenciados, seguros, confortáveis, minimamente invasivos e altamente eficazes para uma ampla gama de condições e enfermidades. Na área da medicina vascular, particularmente no tratamento de vasos e varizes, as intervenções cirúrgicas invasivas foram eliminadas em cerca de 90% dos casos graças às novas tecnologias.

Com o uso de laser, por exemplo, a remoção de vasos e varizes tornou-se um procedimento muito mais prático para pacientes e especialistas. “O paciente pode realizar o procedimento sem necessidade de internação hospitalar, cortes, anestesia e repouso”, destaca o médico vascular Gustavo Marcatto, membro titular da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC). A maioria dos casos é tratada diretamente no consultório com anestesia local e liberação do paciente após o procedimento, sem marcas, dores ou necessidade de repouso.

O uso do laser na medicina começou há cerca de 30 anos, com os estudos e tratamentos de varizes, mas a tecnologia continua evoluindo. Assim, surgem constantemente novas terapêuticas mais seguras e eficientes. É possível identificar com exatidão as veias comprometidasor meio de realidade aumentada e ultrassom vascular de alta precisão. Em seguida, aplica-se o laser transdérmico na região do vaso sanguíneo, eliminando aqueles com risco de evoluir para problemas mais graves, como a trombose. “Para casos de varizes maiores é indicado o endolaser, guiado por ultrassom, que atua no interior das varizes, secando as veias comprometidas”, acentua o especialista.

O diagnóstico é feito a partir da avaliação clínica para análise de pequenos vasos ou veias mais comprometidas.  Exames de imagem, a exemplo do ecodoppler, permitem avaliar o fluxo de sangue e o grau das varizes. “Através de um aparelho de realidade aumentada é possível filmar as veias subcutâneas em infravermelho e projetar as imagens na pele do paciente, o que facilita a localização de pequenas varizes”, detalha.

Antes de tudo, é essencial consultar um cirurgião vascular para um tratamento direcionado e eficaz, que indicará a melhor abordagem terapêutica para cada caso. Além disso, somente com o acompanhamento clínico adequado será possível garantir a segurança e a eficácia dos resultados.

 

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Varizes

Saúde vascular

Realidade aumentada

Matérias da Edição

• Mais sobre Tecnologia