Robôs nas cirurgias de coluna vertebral

• Conteúdos Semanais | Tecnologia

Robô para auxiliar cirurgias de coluna vertebral

Escrito por: Elessandra Asevedo

As cirurgias robóticas já são realidade no Brasil e no mundo há algum tempo. Assim, essas técnicas têm proporcionado a possibilidade de realizar intervenções médicas cada vez mais precisas e menos invasivas. Dentre os benefícios para o paciente estão menos dor pós-operatória e recuperação mais rápida, enquanto para a equipe médica garantem alta precisão nos procedimentos e visão ampliada que tornam a cirurgia mais segura.

O Brasil já pode contar com uma tecnologia para o procedimento de artrodese da coluna lombar com a chegada da plataforma Mazor™ no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. De acordo com o ortopedista Mario Lenza, gerente médico da Ortopedia do hospital, esta é uma cirurgia frequente na coluna vertebral. A técnica  é indicada para tratamento de algumas hérnias lombares com instabilidade, espondilolistese, deformidades vertebrais como a escoliose, além de fraturas e tumores.

“A cirurgia de artrodese da coluna lombar visa estabelecer o alinhamento entre duas ou mais vértebras, por meio de fusão (artrodese) que é a fixação rígida entre as estruturas ósseas”, detalha. Com a nova plataforma, as tomografias computadorizadas detalhadas são utilizadas para planejar o procedimento cirúrgico. Durante a operação, o robô fornece orientação em tempo real aos cirurgiões.

Dessa forma, o robô ajuda o médico a posicionar com precisão os instrumentos cirúrgicos, as trajetórias e as colocações dos parafusos, adaptados à anatomia de cada paciente. “Com este equipamento teremos mais agilidade no processo e segurança para o paciente, já que o robô auxilia no melhor posicionamento dos parafusos para a fixação”, explica o cirurgião.

Altas expectativas

Além de permitir um planejamento apurado, trazendo maior segurança e eficácia para o trabalho da equipe médica responsável, o robô diferencia-se pela alta precisão nos procedimentos de artrodese da coluna vertebral. Com esses recursos, são reduzidas as chances de complicações e a recuperação do paciente no pós-operatório é mais rápida, levando a um menor tempo de internação. A tecnologia visa mudar os paradigmas nas cirurgias de coluna vertebral, um dos procedimentos mais complexos na Ortopedia. No entanto, o sucesso da cirurgia depende especialmente da habilidade e experiência da equipe cirúrgica.

O estudo ‘Complications and revision rates in minimally invasive Mazor robotic-guided vs fluoroscopic-guided spinal fusions: the MIS ReFRESH prospective comparative study’ publicado na revista The Spine Journal, indica que a orientação robótica provida pelo robô Mazor reduz a probabilidade de complicações cirúrgicas, assim como o risco de reoperação. Além disso, houve uma redução de 80% no tempo de exposição à radiação comumente utilizada para orientar a inserção dos parafusos.

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Matérias da Edição

• Mais sobre Conteúdos Semanais