• Pesquisa

Dormir bem está relacionado à saúde

Escrito por: Elessandra Asevedo

Uma pesquisa realizada na Finlândia mostrou que pessoas que tendem a ficar acordadas até mais tarde têm maior probabilidade de morrer em uma idade mais jovem do que aqueles que dormem mais cedo. Segundo os cientistas, a causa não está relacionada com o tempo, mas com a associação a vícios ruins relacionados a uma rotina noturna, como alcoolismo e tabagismo. O consumo de álcool e o uso de substâncias estão correlacionados com a preferência por ficar acordado até tarde da noite.

Esse resultado não significa que todas as pessoas noturnas estão destinadas a ter uma vida mais curta. No entanto, os pesquisadores destacam a importância de adotar um estilo de vida saudável, independentemente do cronotipo, ou seja, da predisposição que cada pessoa tem de sentir picos de energia e cansaço em um ciclo de 24 horas. “Cada pessoa é única e outros fatores também podem influenciar a saúde e a longevidade”, destaca a médica nutróloga Letícia Lucas.

Sete estratégias para melhorar a qualidade do sono e viver melhor

  1. Estabeleça uma rotina de sono regular, tentando ormir e acordar no mesmo horário todos os dias, pois isso ajuda a regular o relógio interno do corpo e promove um sono mais profundo e reparador.
  2. Crie um ambiente propício ao sono. Certifique-se de que o quarto seja confortável, escuro, silencioso e fresco. Também é interessante experimentar sons relaxantes para acalmar a mente e ter uma noite de sono mais tranquila.
  3. Evite estímulos eletrônicos antes de dormir. A luz azul emitida por celulares e televisão pode interferir nos ritmos circadianos e dificultar o sono. Desligue os dispositivos pelo menos uma hora antes de ir para a cama e, se possível, crie um ambiente livre de eletrônicos no quarto.
  4. Pratique a higiene do sono, adotando práticas que promovam um sono saudável, como evitar cafeína e refeições pesadas antes de dormir, limitar o consumo de álcool e nicotina, e evitar exercícios intensos à noite. Ler um livro, tomar banho quente, degustar um chá e praticar técnicas de relaxamento podem ajudar.
  5. Encontre estratégias eficazes para minimizar o estresse, praticando regularmente exercícios físicos, técnicas de relaxamento e atividades prazerosas que ajudem a reduzir a tensão.
  6. Mantenha um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos, pois isso contribui para uma boa qualidade de sono. Evite refeições pesadas antes de dormir e dê preferência a alimentos ricos em triptofano, que promovem a produção de melatonina, o hormônio do sono.
  7. A exposição à luz natural ajuda a regular o relógio biológico e melhora a qualidade do sono à noite. Passe um tempo ao ar livre, especialmente pela manhã, para estimular a produção de melatonina no momento certo.

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Matérias da Edição