Hábitos saudáveis melhoram a circulação

• Dicas Saudáveis

Como manter a circulação saudável nos dias quentes

Escrito por: Fernanda Ortiz

Pernas pesadas, mãos e pés inchados, dor, cansaço excessivo, sensação de formigamento, aparecimento de varizes e de problemas linfáticos podem ser sinais de má circulação. Esses sintomas físicos merecem ainda mais atenção durante os dias mais quentes. As altas temperaturas, aliadas à baixa hidratação e ao consumo de alimentos pouco saudáveis, pioram os sintomas vasculares e elevam, por exemplo, o risco de trombose. Entretanto, os hábitos saudáveis melhoram a circulação.

De acordo com o cirurgião vascular Caio Focássio, médico assistente de Cirurgia Vascular da Santa Casa de São Paulo, depois de um longo dia de trabalho pode ser normal que as pernas fiquem inchadas e até doloridas. Porém, o aparecimento constante desses sintomas pode ser sinal de algo mais grave, como falhas na circulação. “Com as altas temperaturas os desconfortos se intensificam”, acentua. Isso ocorre porque há uma concentração excessiva de líquido na região das pernas, dificultando o fluxo sanguíneo e piorando sintomas, sobretudo em pessoas com varizes e doenças linfáticas.

Além do calor, os fatores hormonais podem ser agentes desencadeantes. “Sedentarismo, desidratação, doença renal e cardiovascular podem ser o centro do problema”, sinaliza o médico. Entretanto, na grande maioria das vezes, o inchaço no final do dia e demais desconfortos são causados pela falta de movimentação.

Hormônios femininos

De acordo com relatos clínicos, as mulheres são mais suscetíveis a desenvolver problemas vasculares nos dias mais quentes. Isso ocorre por causa dos hormônios femininos, que podem provocar maior intensidade de sintomas. Para minimizar sintomas e prevenir quadros mais desconfortáveis de circulação, o cirurgião vascular sugere alguns hábitos saudáveis que devem ser incorporados na rotina diária, principalmente nos dias mais quentes.

Confira as dicas

  • Levante –Para pessoas que trabalham sentadas, a recomendação é levantar a cada hora para esticar e alongar as pernas. Para aquelas que trabalham longos períodos em pé, o uso de meias de compressão é uma boa medida – desde que não tenham contraindicação.
  • Mexa-se –A prática regular de atividade física estimula o retorno sanguíneo – seja caminhada, corrida, natação, musculação ou outras.
  • Pés para o alto –Sempre que possível, relaxe e eleve os pés utilizando, por exemplo, uma almofada ou cadeira. Dessa forma, o retorno venoso é facilitado, pois melhora a circulação e diminui o inchaço.
  • Alimentação saudável –Adote uma dieta equilibrada, reduzindo o consumo de açúcar, gorduras saturadas, sal e alimentos embutidos. Invista em alimentos mais frescos como frutas e verduras. A alimentação contribui para um peso saudável, auxiliando na redução de sintomas.

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Matérias da Edição