Mel e leite podem ser aliados do sono

• Conteúdos Semanais | Pesquisa

Mel e leite podem ser aliados do sono

Escrito por: Elessandra Asevedo

Muito mais que uma bebida doce, a mistura do leite com o mel é calmante e reconfortante. Por isso, a dupla é milenarmente usada por pessoas com dificuldades para dormir com o objetivo de relaxar o corpo e amenizar a insônia. Essa sabedoria popular chamou a atenção de pesquisadores que comprovaram a eficácia desses alimentos unidos no tratamento de uma série de distúrbios.

Um estudo realizado em Israel com crianças com problemas respiratórios atestou que a administração dos dois alimentos em conjunto ocasionou melhoras em quadros de tosse e ajudou os voluntários a dormirem melhor. Um segundo estudo clínico randomizado foi realizado com 68 pacientes idosos com doenças coronárias, internados em um hospital de referência na cidade de Semnan, no Irã. Logo após introduzirem a bebida nas dietas, consumida duas vezes ao dia, os voluntários relataram melhoras em vários pontos na qualidade do sono.

O doutor em tecnologia de alimentos Daniel Cavalcante, presidente da Associação Brasileira de Estudo das Abelhas (A.B.E.L.H.A.), afirma que é muito louvável saber que a sabedoria ancestral, que traz o mel como um remédio versátil no tratamento de uma série de transtornos, é corroborada pela literatura científica. “Além disso, é importante saber que um produto de custo relativamente baixo pode ser de tão grande ajuda contra a insônia, que é um problema sério e presente na nossa sociedade atualmente”, destaca. De acordo com o especialista, para introduzir o leite e mel na higiene do sono basta tomar um copo americano de leite morno adoçado com cerca de ½ colher de sopa de mel.

Benefícios do leite

Uma pesquisa realizada no Japão atestou que tomar um copo de leite morno cerca de 30 minutos antes de dormir diminui significativamente a dificuldade para chegar ao sono REM, estágio em que ocorrem os sonhos e quando o corpo descansa. O estudo analisou 421 idosos com 65 anos ou mais que moravam na província de Ibaraki. De acordo com os autores, quando estratificados por idade e sexo, os benefícios da ingestão de leite para distúrbios do sono foram mais significativos em adultos mais velhos (≥65) e homens do que em pessoas mais jovens e mulheres.

“Em resumo, a ingestão regular de leite beneficia a qualidade do sono, o que pode contribuir para o suporte nutricional psiquiátrico na prevenção dos distúrbios do sono”, afirmam os pesquisadores. O artigo ‘Association between difficulty initiating sleep in older adults and the combination of leisure-time physical activity and consumption of milk and milk products: a cross-sectional study’ foi publicado em 2023 na revista Nutrients.

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Matérias da Edição

• Mais sobre Conteúdos Semanais