• Dicas Saudáveis

Mamografia deve ser feita anualmente

Escrito por: Elessandra Asevedo

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda que o exame de mamografia seja realizado anualmente a partir dos 40 anos de idade –  embora o Ministério da Saúde recomende a cada dois anos entre 50 e 69 anos. Considerado extremamente seguro, o exame de mamografia pode ajudar a salvar vidas, pois, quanto mais cedo o tumor for identificado, maiores são as chances de cura.

A preocupação com a detecção precoce da doença é justificável, pois o câncer de mama é muito incidente nas mulheres brasileiras, tanto em número de casos quanto em índice de mortalidade. De acordo com a literatura, os casos de câncer de mama identificados no início trazem um índice de cura que pode chegar a 98%.

A médica mastologista Fabiana Baroni Alves Makdissi, líder do Centro de Referência em Tumores da Mama do A.C.Camargo Cancer Center, em São Paulo, afirma que a mamografia ainda é o exame mais eficaz para fazer o diagnóstico precoce de tumores mamários. “É muito importante que a mulher conheça seu corpo, pois, assim, poderá perceber os sinais de alguma alteração”, pontua. Na dúvida, deve-se procurar um profissional de confiança que poderá indicar os exames necessários.

Muita atenção

Mesmo com menos de 40 anos de idade, a mulher que tem muitos familiares com câncer de mama pode ter uma recomendação diferenciada de exames. Do mesmo modo, a paciente que sentir algo diferente nas mamas deve passar por avaliação médica no momento da queixa.

De acordo com o Observatório do Câncer, registro que reúne dados minuciosos dos pacientes tratados no A.C.Camargo Cancer Center, entre 2000 e 2020 o número de casos de câncer de mama em mulheres com menos de 40 anos foi de 11,9%. Além disso, dos mais de 13 mil casos tratados na instituição, 1.594 eram mulheres jovens.

Por isso, mesmo que a mulher não esteja na faixa de idade mínima recomendada para a realização da mamografia, é importante que consulte um médico ginecologista de forma recorrente e tenha conhecimento do histórico familiar. Além disso, é fundamental avaliar possíveis mudanças no corpo que sugiram que algo não está bem para, assim, realizar exames de forma personalizada.

Dia Nacional

A mamografia é uma radiografia do tecido mamário realizada por um equipamento de raios X capaz de identificar lesões nos estágios iniciais. Para ajudar a conscientizar sobre o exame, em 2008 foi criado o Dia Nacional da Mamografia, celebrado em 2 de fevereiro. O objetivo é reforçar a importância da mamografia para ajudar a salvar vidas.

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Matérias da Edição