Dezembro laranja na prevenção do câncer de pele

• Dicas Saudáveis

Dezembro Laranja na prevenção do câncer de pele

Escrito por: Elessandra Asevedo

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a neoplasia da pele é responsável por 33% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil. Assim, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos são notificados.  , a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove a campanha Dezembro Laranja como um alerta para a prevenção do câncer de pele.

A campanha deste ano, intitulada ‘Seu Sol, sua pele e sua proteção. Cada um com a sua prevenção’, tem como objetivo conscientizar sobre a importância de as pessoas se prevenirem da incidência dos raios solares de forma responsável, independentemente do tipo de pele. “Pessoas com todos os tipos de pele devem tomar cuidado com a exposição excessiva ao sol”, ressalta o dermatologista Heitor Gonçalves, presidente da SBD.

A proteção solar atenua os efeitos do fotoenvelhecimento e previne manchas solares, além de ser fator de proteção contra o câncer de pele. Para diminuir a exposição à radiação ultravioleta é fundamental o uso do filtro solar, roupas com proteção UV, chapéus e bonés.

Coordenador da Campanha Dezembro Laranja 2023, o médico dermatologista Carlos Barcaui lembra que os homens, principalmente em situações não recreativas, têm mais dificuldade em usar o protetor solar. Em contrapartida, as mulheres são mais receptivas ao alerta para a prevenção.

Dessa forma, o objetivo da campanha é reforçar as medidas de proteção em todos os momentos de exposição ao sol, não apenas na hora do lazer. “As pessoas também precisam evitar o pico de raios ultravioleta, das 10h às 15h, e usar filtro solar com fator de proteção acima do FPS 30”, ensina.

Diferentes tipos

O câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele e existem diferentes tipos que podem se manifestar de formas distintas. Assim, os mais comuns são o carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular. Chamados de câncer de pele não melanoma, apresentam altos percentuais de cura se diagnosticados e tratados precocemente. Apesar de ter  , os diagnósticos são muito altos.

Um terceiro tipo é o mais perigoso – o melanoma. Embora não seja o mais incidente, esse câncer é o mais agressivo e potencialmente letal. Entretanto, quando descoberta no início, a neoplasia tem mais de 90% de chance de cura. Independentemente do tipo, a fotoproteção é a melhor forma de prevenir.

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Matérias da Edição