Constatação reforça a importância da prevenção

• Dicas Saudáveis

A importância dos exames preventivos

Escrito por: Elessandra Asevedo

Uma pesquisa encomendada pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) revelou que 72% dos pacientes com doenças crônicas só descobriram o problema após o aparecimento de sintomas. Essa constatação reforça a importância da prevenção de doenças por meio de exames laboratoriais rotineiros.

Existem diversos métodos preventivos. Entretanto, os mais básicos são os exames de glicemia e hemoglobina glicada, que apontam problemas relacionados à glicose; o perfil lipídico, que indica colesterol total e frações e triglicerídeos, além de avaliação da função renal para medir ureia e creatinina.

Outro exame de suma importância para as mulheres é o papanicolau, que mostra a possibilidade de câncer de colo de útero. Com o passar da idade, os exames de avaliação hormonal também devem fazer parte da rotina feminina. Já para os homens adultos é fundamental o Antígeno Prostático Específico (PSA) Total e Livre, para rastreamento do câncer de próstata.

“Os exames preventivos auxiliam no diagnóstico precoce de doenças crônicas, levando ao controle e tratamento adequado e, assim, aumentando as chances de cura”, enfatiza o médico patologista clínico Fábio Brazão, presidente da SBPC/ML. Portanto, envelhecer com saúde deve ser um planejamento feito durante todas as fases da vida.

De acordo com o médico, é importante reforçar a importância da prevenção para que as pessoas façam mais check ups, tomando a decisão de buscar auxílio médico periódico, mesmo quando não estão com sintomas aparentes. “Muitas doenças são silenciosas e somente apresentam sintomas tardiamente, em fases avançadas. Quem se previne pode evitar doenças crônicas”, orienta.

Exames conforme a faixa etária:

  • 13 aos 18 anos – É considerado o grupo etário mais saudável, no entanto, quando há fatores de risco são recomendados alguns exames de triagem para anemia ou infecções, por exemplo. Para as meninas também são necessários exames diante de problemas menstruais ou sexuais. Nesta fase, a ênfase deve ser dada na educação sobre prevenção de acidentes e de lesões, saúde sexual, abuso de substâncias e estilo de vida saudável para evitar problemas de saúde futuros.
  • 19 a 29 anos – Exames de rastreamento são indicados a partir dos 20 anos. Em síntese, são usados para a detecção precoce de algumas das doenças mais comuns e potencialmente graves que ocorrem em adultos, a exemplo de doenças sexualmente transmissíveis, câncer, diabetes e doenças cardíacas.
  • 30 a 49 anos – Nesta fase, os exames de triagem se tornam importantes para homens e mulheres. Em resumo, porque facilitam a detecção precoce das doenças mais comuns e tratáveis, como diabetes, câncer e doença cardiovascular

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Papanicolau

Antígeno Prostático

Matérias da Edição