• Vida Saudável

Lapsos de memória em mentes sobrecarregadas

Escrito por: Elessandra Asevedo

O cientista cognitivo Tom Stafford criou o termo Efeito Porta para definir alguns lapsos de memória. De acordo com ele, o termo está relacionado ao ato de esquecer itens de importância recente, como objetos ou ações, imediatamente após cruzar uma fronteira, entrar em outro ambiente ou passar por uma porta. Em síntese, o efeito ocorre quando a pessoa está em um estado cognitivo vulnerável e com a mente muito sobrecarregada.

De acordo com o médico psiquiatra Adiel Rios, membro da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o que desencadeia o esquecimento é a transição de um ambiente para o outro. “O simples ato de entrar ou sair por uma porta representa uma espécie de limite de evento na mente. Quando se muda de ambiente, muda também o foco de atenção, compartimenta a memória e a lembrança se torna mais difícil”, explica o pesquisador no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

A médica psiquiatra Danielle H. Admoni acrescenta que, diariamente, as pessoas ficam expostas a uma quantidade enorme de estímulos e fazem várias tarefas simultaneamente. No entanto, o cérebro não está acostumado a receber tantos desafios e a processar inúmeras informações de uma vez só. “Como resultado surge o esgotamento mental, podendo saturar o córtex cerebral. Isso gera uma mente hiperpensante, agitada, impaciente, com bloqueio criativo, baixo nível de tolerância e, claro, prejuízos na memória”, pontua.

Por ser uma condição diretamente relacionada ao esgotamento mental, é imprescindível melhorar os hábitos de vida. Antes de mais nada, é interessante incluir atividades que beneficiem corpo e mente, como dormir bem, ter uma alimentação equilibrada, reduzir o consumo de álcool, ter vida social, ler e ouvir música, entre outras. Além disso, a meditação pode contribuir para o relaxamento e o descanso em um nível mais profundo, por desempenhar um papel importante no equilíbrio pessoal.  A técnica pode ser praticada em casa e, portanto, inclusive em uma pausa do trabalho.

Como evitar os lapsos de memória

– Relacione o que quer lembrar com algum lugar ou agrupe informações importantes em uma sequência temporal, com começo, meio e fim;

– Evite que outro pensamento ocupe a mente enquanto estiver realizando uma tarefa;

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Matérias da Edição